segunda-feira, 15 de agosto de 2011

cadê o humanismo?




Os conceitos dos homens são tão insignificantes quanto sua própria existência. Onde esta o humanismo e a compaixão diante do absurdo e da miséria em que vivemos?
Onde estão os filósofos que tem por experiência e por principio estudar e avaliar ate chegar a uma conclusão e concluir sua teoria sobre como a terra surgiu, ou quando e como o homem surgiu, ou sobre como se comporta a nossa natureza e a natureza em que podemos tocar, ou simplesmente, Quem é Deus? ou o que ele é para nós e o que ele faz na nossa vida, mesmo sem termos provas plausíveis de sua existência.
Onde fica o fato de sermos um ser pensante se não somos capazes de ajudar ou se comover com o sofrimento alheio. Quem somos, cínicos, estoicos?
Onde fica o Por que das coisas pra o que esta acontecendo agora, ou como e porque surgiu a miséria, ou o descaso. Ate mesmo na época de Jesus Cristo(segundo as igrejas) havia o descaso,e é tão provável que ele foi crucificado por egoísmo. O nosso egoísmo. 
Então, quem somos nós pra falar que somos seres racionais, por acaso, nem todas as vezes usamos da razão. Não desclassificando ou esnobando a nossa raça,mas temos que parar e raciocinar o que fazemos. 
Sim, somos superior aos animais, pelo simples fato de podermos saber usar a nossa inteligência e termos capacidade pra raciocinar.
O fato é que  refutando ou não à própria natureza somos incapazes de nos entendermos e entendermos os outros, pois a nossa capacidade de pensar não nos permite alcançar níveis que sejam superiores à nossa própria capacidade intelectual e assim nos igualando aos Chipanzés, por exemplo, =D.
E nos deixando a um nível a mais na cadeia alimentar, ou apenas nos diferenciando pelo fato de termos capacidade de raciocinar e assim finalizando, somos seres que potencialmente podemos ser superiores às outras raças, porém se paramos pra pensar um pouco.... Um macaco tem mais compaixão por outro macaco que esteja machucado do que nós por outra pessoa. Ou um cachorro pode ser mais companheiro de outro cachorro na hora da morte do que nós, com "nós mesmos". 




Onde está o amor, a solidariedade, a humildade e o companheirismo e a razão,. pela qual o homem tanto se "acha".?





Um comentário:

Espaço Pasargada disse...

Parabéns Letícia!!
O Espaço Pasárgada agradece sua visita e participação.

Volte sempre